Qualidade Total da Construção é a melhor garantia do comprador de imóvel

Programas do setor da habitação dos quais a Sto Brasil faz parte garantem a qualidade e sustentabilidade dos edifícios.

O PSQ (Programa Setorial da Qualidade) é específico para aferir e assegurar a qualidade de cada material utilizado numa obra e está entre os aspectos mais relevantes do Programa Brasileiro da Produtividade e Qualidade do Habitat (PBQP-H).  Sua criação atende as garantias de diretos do comprador de imóvel, sobretudo após a promulgação do Código de Defesa do Consumidor, que completa 30 anos em 2020.

O PBQP-H tem como objetivo organizar o setor da construção civil em torno de duas questões principais: a melhoria da qualidade do habitat e a modernização produtiva. Para isso as empresas que participam deste instrumento precisam comprovar a conformidade de serviços e obras, a melhoria da qualidade de materiais, formação e requalificação de mão-de-obra, normalização técnica, capacitação de laboratórios, avaliação de tecnologias inovadoras, informação ao consumidor e promoção da comunicação entre os setores envolvidos.

Assim, com o aumento da competitividade no setor, a melhoria da qualidade de produtos e serviços, a redução de custos e a otimização do uso dos recursos públicos é possível criar soluções mais baratas e de melhor qualidade para a redução do déficit habitacional no país

A Sto Brasil participa do PSQ e detém certificações importantes, como a ISO 9001:2015 e a Sto Corp com atuação mundial possui inúmeras certificações como a Environmental Product Declarations (EPDs), ISO 14001 Certified Environmental Management System, Southern Coast Air Quality Management District, VOC Compliance, Environmental Protection Agency VOC Compliance, U.N. Global Compact Voluntary Business Initiative. É membro do U.S. Green Building Council, da AIA – Continuing Education, entre diversas outras (saiba mais no https://www.stocorp.com/affiliations-us),  o que confirma o compromisso da empresa com a excelência na fabricação de produtos, no atendimento ao cliente e na segurança ambiental.

Dentro das construtoras, os diversos PSQs promovem ganhos expressivos de produtividade. Afinal, como determinam o desempenho de cada material individualmente, acabam por levar à redução de perdas ao longo de cada processo. Com materiais mais conformes, a mão de obra consegue se enquadrar em processos sistematizados de produção. O resultado é uma consequente e expressiva melhoria da produtividade e redução de desperdício.

Atualmente, existem 24 Programas Setoriais da Qualidade, sendo que a Sto Brasil faz parte dos relacionados a tintas e complementos. Seja para fornecedores ou construtoras, é muito importante não apenas conhecer, mas aplicar os princípios do PSQ na prática. Esta iniciativa tem auxiliado a construção civil brasileira a evoluir e a ganhar a confiança dos consumidores. Com isso, o mercado se tornou mais saudável e a competitividade ganhou foco em questões mais técnicas.

Recommended Posts

Escreva um comentário