Soluções industrializadas reduzem risco do Covid-19 nos canteiros de obra

Painéis pré-fabricados, como o StoPanel, necessitam de um número reduzido de funcionários para a instalação!

StoPanel aplicado em obra do complexo criado para as Olimpíadas no Rio

Declarada como atividade essencial pelos governos Federal e Estadual e mantendo suas atividades desde o início da pandemia de Covid-19, a construção civil teve seus trabalhadores incluídos na lista de grupos prioritários do plano de vacinação. Ao todo, esse grupo representa 5,3 milhões de pessoas. Entretanto, na média nacional, os casos de infectados na atividade não chegam a 1%. A pandemia também afetou pouco o cronograma das obras. Ao longo de 2020, apenas 2% das construtoras precisaram paralisar as atividades em algum período entre março e dezembro. São números que ajudaram a assegurar o bom desempenho do setor no ano passado.

Este resultado positivo também foi alcançado graças a maior utilização das construções pré-fabricadas e modulares, que já estavam em alta antes da pandemia e devem se consolidar ainda mais nos próximos anos. Além de vantagens como menos desperdícios e maior sustentabilidade, esse modelo de trabalho oferece maior controle sobre as operações de construção dos módulos de produção.

Ter maior autonomia e controle deve se tornar um fator importante nas decisões para as empresas daqui pra frente. E entre as soluções que estão ganhando a preferência do setor está a utilização de sistemas pré-fabricados mais eficientes e tecnológicos, que já chegam prontos e podem ser rapidamente instalados, como o StoPanel que a Sto, líder mundial em sistemas de revestimentos com isolamento térmico (EIFS) para fachadas, paredes e acabamentos, oferece ao mercado brasileiro.

O processo simplificado da linha de montagem usado na construção externa e modular, junto com a continuação do trabalho independentemente do mau tempo, permite que a obra seja concluída em uma fração do tempo em comparação com os métodos convencionais de construção, ampliando a produtividade. Além disso, evita desperdícios e contribui para a redução da pandemia.

Além destes fatores, o uso de sistemas inteligentes como o StoPanel proporciona para a construção civil inúmeras vantagens em relação aos métodos tradicionais, como economia, qualidade, leveza, eficiência térmica, durabilidade e grande variedade de acabamentos.

Mais Rápido: o StoPanel reduz o tempo de aplicação do revestimento da fachada em até 80% quando comparado aos métodos convencionais de construção.

Mais Leve: as paredes do painel podem ter até noventa por cento menos peso que outros tipos de painéis e paredes convencionais.

Menos Operários: devido a fácil instalação, StoPanel reduz o número de operários quando comparado aos métodos mais tradicionais de aplicação.

Velocidade: o tempo de instalação pode ser pré-determinado e facilmente controlado, ajudando no cronograma da obra. Outros aspectos que contribuem para a velocidade da obra é o aumento da produtividade, uma vez que o preparo do local de instalação pode ser feito simultaneamente a fabricação dos painéis.

Qualidade: a fabricação dos painéis é feita em um local coberto e com controle de temperatura, evitando prejuízos causados pelas intempéries. Além disso, esta tecnologia possibilita o controle mais eficaz da aplicação dos produtos antes mesmo da instalação no local. O transporte dos painéis possui cuidados rigorosos para proteção contra danos.

Economia e Segurança: por serem painéis leves, os requisitos estruturais são inferiores aos demais sistemas pré-moldados. O StoPanel reduz os custos de aplicação, pois requer menos mão de obra para instalação e dispensa o uso de andaimes.

Para saber mais, consulte: Sto Brasil – Sistemas de Isolamento Térmico

Recommended Posts

Escreva um comentário