StoPanel acelera ampliação da Rede Globo em São Paulo

Painéis pré-fabricados, leves com isolamento térmico em EIFS (Exterior Insulation Finishing System) foram produzidos, transportados e instalados pela Gypsul!

Uma ampliação para a sede da Rede Globo em São Paulo necessitava de um processo construtivo rápido, eficiente e que agregasse benefícios como o conforto térmico, sem impacto no trânsito. A solução foi a utilização do sistema StoPanel Techology pela Sto, líder mundial em sistemas de revestimentos com isolamento térmico (StoTherm – EIFS) para fachadas, além de acabamentos e sistemas de revestimento para a indústria da construção com uma unidade no país – a Sto Brasil.

Os painéis foram pré-fabricados durante a construção da fundação e estruturas do edifício de 12 metros de altura, em seguida, transportados e instalados na obra pela Gypsul, especializada em construção seca e light steel frame que está sediada em São Paulo e é afiliada ao programa mundial StoPanel Techology. “Produzimos 36 painéis com esta tecnologia, totalizando 410 m2 de fachada. Já havíamos produzido fachadas em drywall e, por ser pré-fabricado, o sistema StoPanel surpreende por diversas características como redução de riscos de acidente na obra, rapidez na instalação, controle total da qualidade no processo, precisão, não há desperdício de material”, afirma o engenheiro Marcelo Ayrosa, diretor da Gypsul.

O sistema fornecido nesta obra é StoPanel Classic NExT ci

  • Light Steel Frame, segundo o projeto estrutural
  • Glass Mat Sheating Board, atendendo ASTM C1177
  • StoGuard, barreira de ar, umidade e água
  • Sto Placas Isolantes, poliestireno de alta densidade e inófugo
  • Sto Telas de Reforço
  • Sto Primer Smooth e StoSilco Lit 1.5

O Sistema foi especificado pela Sociedade Brasileira de Projetos, sediada no Rio de Janeiro junto ao Departamento de Arquitetura da Rede Globo, com apoio da Sto Brasil. Os painéis foram produzidos e instalados a partir da segunda quinzena de novembro, sendo a obra concluída antes do Natal. O içamento no canteiro foi realizado em apenas três dias com utilização de guindaste, sendo que 3º dia foram içados e fixados 17 painéis para a fachada.

Veja o passo a passo desta obra:

Após a montagem da estrutura em Steel Frame são instaladas placas em gesso e fibra de vidro que formam o substrato para os produtos Sto. É aplicado o StoGuard, que proporciona uma barreia contra a entrada de ar e água, ao mesmo tempo, permite a saída de vapor.
Processo de produção do Sto Panel
Em sequência, são fixadas as Sto Placas Isolantes a fim de garantir capacidade de resistir as fissuras, promover o isolamento térmico e eliminar o risco de “fotografamento” da estrutura.
Na camada de isolamento térmico contínuo, também foi obtido o efeito arquitetônico tridimensional. Para garantir estanqueidade e proteção mecânica, aplica-se uma camada de cobertura em argamassa polimérica Sto Primer Adhesive B reforçada com Sto Tela de Cobertura. Para o acabamento dos painéis foi aplicado o Sto Primer Smooth e a textura StoSilco Lit 1.5.
Após a produção do sistema os painéis são transportados e instalados na obra
Recommended Posts

Escreva um comentário