Como escolher o melhor impermeabilizante?

Avalie o tipo de estrutura e a forma de pressão d’água antes de definir o produto certo!

Aplicação de Impermont, indicado para a impermeabilização de áreas que sofrem pressão hidrostática negativa

Ao impermeabilizar uma superfície esta  se torna protegida contra a ação de água, portanto, evitando assim, problemas causados pela umidade. Há diferentes situações causadas pela falta deste cuidado e que exigem a escolha do produto certo. Para isso é preciso avaliar o tipo de estrutura e entender a diferença entre pressão negativa e positiva que a água exerce e como a impermeabilização é fundamental para ambos os casos.

A pressão positiva é a força exercida pela água ou umidade diretamente sobre o sistema impermeabilizante, que o comprime contra a base sobre a qual está aplicado. Já a pressão negativa é aquela exercida pela água atuando no sentido oposto ao da impermeabilização, isto é, penetrando através da estrutura e forçando de modo a tentar soltar onde foi aplicado o produto impermeabilizante.

De acordo com a NBR 9575, há as seguintes definições:

– água sob pressão negativa: água, confinada ou não, que exerce pressão hidrostática superior a 1 kPa (0,1 m.c.a), de forma inversa à impermeabilização.

– água sob pressão positiva: água, confinada ou não, que exerce pressão hidrostática superior a 1 kPa (0,1 m.c.a), de forma direta à impermeabilização.

Para regiões que sofrem pressão positiva, como lajes, piscinas, baldrames, alicerces, caixas d’água, reservatórios e áreas molháveis em geral, recomenda-se o uso de impermeabilizantes flexíveis já que serão pressionados diretamente pela água contra a estrutura. Para estes caso, a Sto Brasil indica o Impermont 5500, um impermeabilizante bicomponente super flexível colorido, à base de resinas e cimentos aditivados que, em composição, resultam em uma membrana de polímero modificado com cimento de excelentes características de resistência e impermeabilidade. Por se tratar de um produto flexível, é indicado para impermeabilização de reservatórios de água potável, elevados ou apoiados em estruturas de concreto armado, inclusive piscinas apoiadas. É indicado também para banheiros, áreas de serviço, paredes – drywall e sacadas. Além de outras aplicações em superfícies com movimentação.

Já nas áreas que sofrem pressão hidrostática negativa é possível utilizar produtos específicos, menos flexíveis quando comparado aos de pressão positiva, mas com um poder de adesão maior, apresentando mais resistência às pressões negativas da água. Para situações como esta a Sto Brasil indica o uso de Impermont 1100 – uma argamassa polimérica impermeabilizante bicomponente semi-flexível colorida à base de cimentos especiais, aditivos minerais e polímeros acrílicos que em composição formam um revestimento impermeável.

Este produto é indicado para impermeabilização de reservatórios, tanques e piscinas enterradas, poços de elevadores e paredes cortinas com ou sem a presença de lençol freático, paredes internas e externas sujeitas à umidade negativa e outras aplicações, como revestimento protetor impermeável.

Publicações Recentes

Escreva um comentário