Primeiro edifício com isolamento térmico é construído em Piracicaba

Vista Queiroz Residencial, em fase de construção pela Techlive Engenharia conta com projeto arrojado e é apoiado em técnicas inovadoras de construção como o StoTherm, que proporciona isolamento térmico e redução no consumo de energia.

Localizado em um dos bairros mais nobres de Piracicaba, o Vista Queiroz Residencial, construído pela Techlive Engenharia, será o primeiro edifício da cidade que já nasce a partir de um projeto inteligente, que prevê o melhor uso dos recursos naturais. Outro destaque é o projeto arrojado, onde a cobertura tem conceito sky lounge e conta com academia, espaço gourmet, spa, sauna e piscina com vista em 360°.

Além da beleza arquitetônica, o projeto foi apoiado em técnicas inovadoras de construção e alta tecnologia, como o uso do StoTherm, um sistema de revestimentos de fachadas com isolamento térmico desenvolvido e utilizado na Europa há mais de 50 anos. Sto é uma empresa – líder mundial em sistemas de revestimentos com isolamento térmico (EIFS) para fachadas, paredes e acabamentos, que oferece vantagens como barreira de ar e umidade, isolamento térmico contínuo, drenagem na fachada, sustentabilidade, flexibilidade, durabilidade e opções ilimitadas de acabamentos. O StoTherm melhora o conforto térmico no interior dos apartamentos, diminuindo os custos com energia elétrica com ar condicionado. Outra grande vantagem deste sistema é alta resistência contra o aparecimento de trincas ou fissuras e desbotamento de cor, dispensando repinturas em curto prazos.

A fachada do Vista Queiroz Residencial foi projetada para receber bloco cerâmico, nas paredes externas tendo revestimento interno em placa de gesso acartonado e externo StoTherm Classic e acabamento em Stolit 1.5 com caixilhos em alumínio e vidro laminado. “Além dos estudos apresentados pela Sto, será construído um protótipo “in loco” para evidenciar o desempenho entre os revestimentos tradicionais e o StoTherm”, afirma Robson Iglesias, gestor de desenvolvimento de projetos da Techlive Engenharia.

A Techlive Engenharia tem como premissas trabalhar com os produtos mais eficientes do mercado para oferecer o melhor resultado aos clientes e usuário final, respeitando o impacto ambiental em todos os sentidos. “Escolhemos o StoTherm por trazer todos os benefícios e vantagens que prezamos, como redução em até 40% do isolamento térmico e melhoria do isolamento acústico, longa durabilidade e redução da manutenção em até 45%, flexibilidade no design da fachada com mais eficiência e maior velocidade e leveza do material em relação aos sistemas tradicionais”, completa Robson. Esta preocupação com a eficiência e melhor uso dos recursos naturais norteia as obras da Techlive Engenharia, que já é certificada com a ISO 9001. O Vista Queiroz Residencial foi projetado com uma cisterna exclusiva para captação de água da chuva e 100% das aguas dos drenos de ar condicionado dos apartamentos. Os elevadores contam com sistema de regeneração de energia. No interior dos apartamentos, os caixilhos e portas são maiores para um melhor uso da luz e ventilação natural.  Projeto que especificamos na fachada interna (placa de gesso acartonado) e externa (StoTherm), tem como objetivo a industrialização da processo tradicionais gerando uma economia significativa de recursos de revestimento hídrico, retrabalhos, resíduos e principalmente segurança do trabalhador. Além disso, há infraestrutura para instalação de aquecedor solar e produtos que diminuam resíduos e usem o mínimo possível de água, além do uso do sistema StoTherm, que diminui o uso de ar condicionado.

Saiba mais sobre o Sistema StoTherm:

Os edifícios revestidos com StoTherm utilizam significativamente menos energia que os construídos com tijolo ou argamassa sem isolamento. A economia com custos de energia pode chegar a até 40%, já que para sua instalação não é necessário fixação mecânica ou âncora especial para adesão. Com isso é possível reduzir em até 50% o tempo no acabamento das fachadas. O consumo de água no preparo e na aplicação dos sistemas é 30 vezes menor do que nos métodos tradicionais.

Muito flexível, o StoTherm Classic é capaz de absorver as deformações típicas de uma parede, inclusive nas construções secas, evitando o aparecimento de fissuras. Permite inúmeras possibilidades de volumetria, profundidade, formatos e texturas.

Outros benefícios da utilização do Sistema Sto Therm:

  • Redução dos custos de energia;
  • Liberdade de forma e de acabamento;
  • Proteção térmica até 50% maior que a tradicional;
  • Viabilidade econômica, leveza;
  • Garantia completa do sistema;
  • Menor peso por m2 de fachada;
  • Baixa manutenção;
  • Agilidade de execução;
  • Incrementa o valor da propriedade;
  • Ajuda a proteger o ambiente;
  • Alta resistência mecânica e flexibilidade.


Recommended Posts

Escreva um comentário