Boas práticas corporativas ganham destaque no mercado da construção

Mercado pós-pandemia deverá ser pautado pela transparência e sustentabilidade!

Nos últimos anos, no mercado da construção civil, muitas empresas tiveram sua reputação manchada após esquemas denunciados pela operação “Lava Jato”. Por outro lado, cada vez mais consciente, o consumidor brasileiro exige transparência e uma atuação responsável, levando as empresas do setor a desenvolverem mecanismos mais eficientes de governança corporativa, o que implica na adoção de processos internos que não só garantam a qualidade total de seus produtos como também a sustentabilidade.

Um estudo realizado pela empresa de consultoria KPMG “A Governança Corporativa e o Mercado de Capitais de 2017/2018” já apontava que: 40% das companhias no Brasil já adotam um Código de Boas Práticas Corporativas. 51% têm uma área específica para o gerenciamento de riscos e 52% têm um Código público de Ética e Conduta.

Um exemplo desta atuação responsável é a Sto Brasil, que faz parte de um grupo com atuação em mais de 87 países pautado pelo lema “Construir com Consciência”. Isso significa garantir que todos os produtos de construção não sejam apenas seguros, eficazes e fáceis de instalar, mas também ambientalmente responsáveis ​​e sustentáveis, utilizando tecnologia mais inteligente para criar edifícios com eficiência energética e estética superior.

Mais do que apenas um “slogan”, a missão da Sto de “Construir com consciência” significa que a empresa está comprometida em fazer a coisa certa para seus funcionários, as comunidades impactadas no processo produtivo e o mundo. O incentivo a sustentabilidade, segurança, inovação contínua, saúde e o bem-estar e produção de produtos e serviços de construção com um desempenho superior são valores essenciais que orientam escolhas inteligentes que se refletem em tudo o que a Sto faz e constrói.

As inovações de produto prolongam a vida útil do edifício e aumentam o conforto interior – tudo com o objetivo de ajudar a construir um mundo melhor.  

Os sistemas construtivos (EIFS) são projetados para garantir a sua durabilidade (longo prazo) e eficiência energética, ajudando a reduzir o consumo de combustíveis fósseis e as emissões de carbono. “Estamos cientes dos efeitos da emissão de carbono que vêm da construção de novos edifícios, por isso oferecemos soluções para restaurar e transformar o estoque de edifícios existentes e procuramos maneiras de reduzir a pegada de carbono de nossos produtos ao longo de seu ciclo de vida”, afirma William Medeiros, gerente nacional de vendas e marketing Sto Brasil.

Ações sustentáveis da Sto:

– Respeito ao Meio Ambiente:
VOCs é uma sigla em inglês que significa Compostos Orgânicos Voláteis e quando combinados com a luz solar, formam o ozônio atmosférico que nada mais é que poluição. Devido a esta preocupação com o meio ambiente, os acabamentos da Sto possuem baixos níveis de VOCs, utilizando água como solvente.

– Logística Reversa:
A construção civil é uma atividade que gera muitos resíduos. Com o objetivo de reduzir esse impacto focando na sustentabilidade, gerar economia e oportunidades, a Trisul aposta na logística reversa. “A empresa virou a chave. Percebeu que poderia reduzir os custos com as caçambas e ser mais sustentável, fazendo a diferença no mercado e hoje é referência nesta área”, afirma Cleberson Carvalho Ferraz, do departamento de sustentabilidade da Trisul S.A.

Cleberson foi um importante incentivador da logística reversa recentemente implantada pela Sto em cooperação com a Trisul, a primeira iniciativa onde foram destinados corretamente os resíduos de sobras de texturas em baldes tipo “PP”, além de sacos de papel vazios de argamassa para revestimento. O processo para fechamento da Logística Reversa com grandes fabricantes só é possível porque a Trisul tem um projeto global.  Está baseado na recepção das embalagens dos produtos na fábrica e posterior envio para correta destinação através da parceria com empresas certificadas. “Iniciamos este processo com grandes fornecedores em função das determinações legais, como as da Cetesb, de descarte de resíduos. Conseguimos mostrar que é possível e traz ganhos financeiros, além de ambientais”, explica Cleberson. Segundo ele, esta tendência é irreversível e muitos grupos estão atrelando seus investimentos a práticas sustentáveis como esta.

O primeiro projeto nesta parceria de logística reversa foi o Edifício Poesia, na Vila Madalena  e já está sendo implantado em outras obras.

A Sto também possui Certificado de Regularidade do IBAMA e Licença de Operação emitida pela CETESB.

– Respeito à integridade física dos operários:
Mesas ergométricas mecânicas para redução de esforço operacional. Periodicamente são realizados análises de ruídos. Para melhorar a área fabril e minimizar o barulho, os pegadores de baldes são do tipo vácuo, minimizando o esforço. Coletores de poeira também reduzem a emissão de partículas no ambiente e são utilizados sistemas de emergência Wireless (sistema sem fio) e automatizados.

– Certificações

A Sto é certificada ISO 9001 e 14001 em muitas de suas subsidiarias ao redor no mundo. No Brasil possui certificação de controle formal de processo ISO 9001 e mantém autorizações federais, estaduais e municipais atualizadas.

– Respeito às normas brasileiras ABNT:
A Sto participa de programas setoriais de controle de qualidade como PSQ Tintas e Massa Niveladora, uma iniciativa da ABRAFATI; Testes de desempenho em laboratórios externos, reconhecidos pelo mercado, mesmo na ausência de normas. Além de grupos de trabalho para criação ou aperfeiçoamento para normas junto à ABNT.

Saiba mais sobre as práticas sustentáveis da Sto no Brasil e no mundo: https://www.stocorp.com/sustainability-us/ e https://www.sto.com/en/about-us/about-us.html

Recommended Posts

Escreva um comentário